Reflexão

Necessidade de Igualdade e de Mudança

 “Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades.” Boaventura de Sousa Santos

 A metáfora “especialistas de mãos vazias” ainda nos qualifica, ainda vamos para o terreno sem uma solução concreta. Mas partimos para o terreno com a convicção de que haverá a participação de todos no processo de construção de um projeto de vida.

Com a evolução dos tempos e com o surgimento de novas perspetivas no âmbito da gestão do social, tornaram-se emergentes respostas mais adequadas e adaptáveis às situações de exclusão. Respostas que vão mais além do assistencialismo e da caridade, dando lugar à solidariedade contemporânea e cidadania activa. A solidariedade contemporânea e a cidadania activa podem traçar um percurso, onde se renove uma nova visão democrática, onde se garanta os direitos e deveres sociais e se apele à responsabilidade social de todos os actores da sociedade.

O trabalho de terreno, de uma equipa multidisciplinar, deverá contemplar criatividade, inovação, capacidade de compromisso, espírito crítico, ausência de juízos de valor, respeito pela diferença e mediação. Acreditar sempre de que embora não se reabilite na sua totalidade um projeto de vida, é possível gerar comportamentos que levem a uma mudança significativa. Antes de tudo temos de ter sempre presente de que trabalhamos com pessoas e para as pessoas.

Não nos podemos esquecer que diariamente vamos depararmo-nos com o sofrimento humano, com a desigualdade, com a injustiça, mas que tudo faremos para que não se “reproduzam desigualdades” e que as combateremos sempre!

Vivemos “paredes meias” com problemáticas que necessitam urgentemente de respostas, o trabalho de terrenos da APPV vai de encontro às necessidades, tendo como pressupostos a Participação, a Integração, a Informação e a Igualdade de Oportunidades.

Margarida Alfama

Fotografia3